Aonde Está a Minha Motivação?

Duas palavras viraram moda ultimamente: coworking e home office. Talvez não seja coincidência que as duas são palavras vindas do inglês e que parecem prometer alguma coisa inovadora e definitiva. E que promessa seria essa? Eficiencia, felicidade, tempo de lazer extendido, facilidade de locomoção, vida pessoal mais integrada?

Claro que todas essas palavras tem caráter positivo, e parece que elas, de alguma forma, induzem a pensar que o local de trabalho possa contribuir para melhor produtividade, criatividade e compromisso. Sim, local de trabalho pode sim contribuir para uma vida melhor e mais produtiva, contudo me pergunto se isso seria real ou não seria somente mais uma moda até a moda seguinte. E isso remete, diretamente, à motivação que todos buscamos nas nossas equipes.

Por mais que se esforce por ter ambientes felizes, alegres, descontraídos, etc, o fato é que a motivação extrínseca, aquela que vem de fatores externos, tem vida curta. Qualquer forma de motivação de fora para dentro, ai incluído as remunerações, férias, bônus, elogios, etc, tem um prazo de validade definido. E pior ainda, na próxima rodada a oferta tem de ser maior, para poder gerar o estimulo que a ultima oferta gerou. Por outro lado, a motivação intrínseca, aquela que vem de dentro de nós mesmos, tem efeito de longo prazo, nos enriquece, nos faz perceber porque viemos ao mundo, e me torna sujeito de mim mesmo, não objeto de outras motivações. A motivação que vem de dentro está ligada a valores profundos e ao fato de saber que você pode contar consigo mesmo, por piores que sejam as condições. Essa motivação não gosta inclusive de ser “poluída” por estímulos externos. Querem um exemplo? Se um garçon percebe que você esta num dia ruim, já te conhece e te traz uma bebida por conta da casa, ele bancando e sem nenhum interesse financeiro, somente porque quis mostrar um apreço por você, é uma motivação intrínseca. Se você não percebe o que esta em jogo e reage oferecendo uma gorjeta maior para ele por conta disso, você o esta ofendendo. Você esta dizendo, indiretamente, que a atitude dele tem um preço monetário, e não afetivo, e isso não tem preço (como no cartão). Ele teve a ideia, pensou no melhor para te oferecer, bancou o custo, com a finalidade de você ter uma experiência humana. E você a transformou num negócio.

E o que isso tem a ver com coworking ou home office? Simples, não esperem motivações maiores e permanentes só por isso. Se a preocupação da empresa é motivação interna de cada um, pergunte a cada um se este movimento vale a pena. Pode ser, para muita gente, desmotivador trabalhar num espaço coletivo, como também pode ser desmotivador trabalhar em casa. Ou o contrario, pode ser altamente motivador, dependendo da pessoa. É muito válido que as empresas procurem novas formas de trabalho, integrações com outras comunidades e facilitar a vida de cada colaborador. Mas trata-se somente de uma evolução nas relações de trabalho e não milagres em relações que nunca chegaram a enxergar o ser humano que está por detrás de cada colaborador. Talvez o equivoco seja tentar vender essas possibilidades como benefícios, quando devem ser vendidas como uma decisão empresarial como qualquer outra e que vai trazer pontos favoráveis e pontos contrários. Pessoas vão gostar e pessoas vão odiar, mas nada que uma boa conversa e comunicação com a equipe não resolva, explicando os motivos para essa decisão.

Coworking e homeoffice sejam bem vindos! Juntos com integridade, sensibilidade e compromisso!