departamento de pessoal e RH não são o mesmo

Muitos já se depararam ou ouviram as frases: “Falar com o RH por favor” e “Entrar em contato com o Departamento Pessoal”! Estes dois setores, apesar de parecerem sinônimos, têm funções bem diferentes dentro de uma organização.

A área de Recursos Humanos, muito conhecida pelas suas iniciais RH, cuida da parte de valorização das pessoas e pelo gerenciamento de todas as esferas e relacionamento profissional do colaborador.

O setor de Departamento Pessoal, popularmente conhecido como DP, administra as questões burocráticas desse colaborador na sua relação com a empresa, como a legislação trabalhista e relações sindicais pertinentes.

Qual a importância do RH e do DP na empresa?

Uma das principais rotinas que fazem parte da área de Recursos Humanos é o recrutamento e seleção de profissionais para uma contratação, como também o desenvolvimento das pessoas e colaboradores, com adoção de medidas para favorecer a relação entre todas as áreas da empresa.

Ao DP, ou Departamento Pessoal, fica a responsabilidade de realizar todos os trâmites que se referem ao processo de contratações, demissões, férias, benefícios, atestados e afastamentos, registros do ponto, passivos trabalhistas e enviar as informações ao portal do eSocial essa movimentação e o pagamento de salários.

Com essas duas áreas bem estruturadas e integradas, toda a organização ganha. Os setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal garantem benefícios tais como:

  • Colaboradores trabalhando com maior tranquilidade, cientes que suas necessidades e compensações financeiras estão recebendo toda a atenção necessária;
  • Questões corporativas esclarecidas para toda a equipe;
  •  Mensuração da produtividade, motivação e satisfação dos colaboradores;
  •  Facilidade na identificação de possíveis insatisfações e dúvidas;
  •  Resolução de problemas de forma ágil;
  •  Comunicação assertiva.

Como vimos, o departamento pessoal é uma área técnica e que gerencia o quadro de pessoal desde a sua admissão na empresa, passando pelo controle das remunerações, assiduidade, pontualidade , até o desligamento, ou seja, tarefas padrões às vezes burocráticas e também repetitivas.

Ao passo que ao RH cabe cuidar das pessoas e do seu bem estar na empresa, neste período enquanto colaborador da empresa. O RH é um setor mais estratégico e que acompanha, através de relatórios e índices de rotatividade (turnover) e absenteísmo, por exemplo.

Para todos estes itens acima, destacamos maior agilidade na utilização de ferramentas e de softwares de Folha de Pagamento e Recursos Humanos que possam auxiliar nas rotinas do dia a dia da empresa.

Por que acreditamos que o Software de Recursos Humanos e Folha de Pagamento REGENTE pode ser o software ideal para seu departamento de pessoal?

O portal Regente, além de incluir Folha de Pagamentos e Recursos Humanos (RH), permite que a empresa implante uma gestão colaborativa de fato, pois possui várias ferramentas de apoio para isso.

O portal Regente foi criado no conceito de juntar os processos de Folha de Pagamento e Recursos Humanos aos processos de gestão colaborativa, onde a participação do colaborador na gestão de seus dados e sua interação com a empresa seja feita de uma forma interativa, muito mais adequada aos tempos atuais.

O Portal Regente é uma plataforma desenvolvida pela Disoft Solutions, empresa com mais de 30 anos de trajetória no mercado brasileiro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *