Muitos já se depararam ou ouviram as frases: “Falar com o RH por favor” e “Entrar em contato com o Departamento Pessoal”!

Estes dois setores, apesar de parecerem sinônimos, têm funções bem diferentes dentro de uma organização.

A área de Recursos Humanos, muito conhecida pelas suas iniciais RH, cuida da parte de valorização das pessoas e pelo gerenciamento de todas as esferas e relacionamento profissional do colaborador. O setor de Departamento Pessoal, popularmente conhecido como DP, administra as questões burocráticas desse colaborador na sua relação com a empresa, como a legislação trabalhista e relações sindicais pertinentes.

Qual a importância do RH e do DP na empresa?

Uma das principais rotinas que fazem parte da área de Recursos Humanos é o recrutamento e seleção de profissionais para uma contratação, como também o desenvolvimento das pessoas e colaboradores, com adoção de medidas para favorecer a relação entre todas as áreas da empresa. Ao DP, ou Departamento Pessoal, fica a responsabilidade de realizar todos os trâmites que se referem ao processo de contratações, demissões, férias, benefícios, atestados e afastamentos, registros do ponto, passivos trabalhistas e enviar as informações ao portal do eSocial essa movimentação e o pagamento de salários.

Com essas duas áreas bem estruturadas e integradas, toda a organização ganha. Os setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal garantem benefícios tais como:

– Colaboradores trabalhando com maior tranquilidade, cientes que suas necessidades e compensações financeiras estão recebendo toda a atenção necessária;

– Questões corporativas esclarecidas para toda a equipe;

– Mensuração da produtividade, motivação e satisfação dos colaboradores;

– Facilidade na identificação de possíveis insatisfações e dúvidas;

– Resolução de problemas de forma ágil;

– Comunicação assertiva.

Como vimos, o departamento pessoal é uma área técnica e que gerencia o quadro de pessoal desde a sua admissão na empresa, passando pelo controle das remunerações, assiduidade, pontualidade , até o desligamento, ou seja, tarefas padrões às vezes burocráticas e também repetitivas.  Ao passo que ao RH cabe cuidar das pessoas e do seu bem estar na empresa, neste período enquanto colaborador da empresa. O RH é um setor mais estratégico e que acompanha, através de relatórios e índices de rotatividade (turnover) e absenteísmo, por exemplo.

 

Para todos estes itens acima, destacamos maior agilidade na utilização de ferramentas e de softwares de Folha de Pagamento e Recursos Humanos que possam auxiliar nas rotinas do dia a dia da empresa.

Por que acreditamos que o Software de Recursos Humanos e Folha de Pagamento REGENTE pode ser o software ideal para seu departamento de pessoal?

 

O portal Regente, além de incluir Folha de Pagamentos e Recursos Humanos (RH), permite que a empresa implante uma gestão colaborativa de fato, pois possui várias ferramentas de apoio para isso.
portal Regente foi criado no conceito de juntar os processos de Folha de Pagamento Recursos Humanos aos processos de gestão colaborativa, onde a participação do colaborador na gestão de seus dados e sua interação com a empresa seja feita de uma forma interativa, muito mais adequada aos tempos atuais.